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Necessidade de gestão nas micro e pequenas empresas

Falta de conhecimento de gestão e de profissionais qualificados para administrar as micro e pequenas empresas, inviabiliza a sua prosperidade e sucesso. Necessidade de valorização do administrador como ferramenta de sucesso nas empresas.

Autor: Israel da Silva RodriguesFonte: O Autor

No decorrer dos anos no contato diário com empresários dos mais diversos segmentos de atividades, sejam, indústrias, comércios ou serviços, me deparo com a mesma dificuldade em comum entres estes empresários, independente do faturamento fiscal e enquadramento tributário dessas empresas, a dificuldade ou falta de habilidade à qual me refiro é a de gerir a sua empresa em questão, muitos destes empresários possuem pouca instrução, muitos deles não possuem graduação em ensino superior e nem mesmo técnico em áreas afins a qual trabalham e os que possuem tal graduação, não foram ensinados de forma adequada a gerir o seu negócio.

Sou um grande incentivador de que todas as graduações deveriam ter no mínimo uma matéria de gestão empresarial na sua grade curricular, haverá muitos que vão dizer isso inviabilizaria a função do gestor ou administrador nas instituições, mas discordo totalmente dessa afirmação, já que vou mais a fundo, se um empresário tiver conhecimento básico de gestão o qual não tem como formação ser administrador ou gestor, este com toda certeza dará valor e saberá a importância de se ter um profissional graduado como administrador ou gestor no quadro de funcionários de sua empresa ou como consultor desta, pois verá que os seus resultados dependeram não só do volume de vendas ou serviços como muitos acreditam, mais sim de toda a administração da empresa.

Muitas dessas empresas não possuem um sistema de gestão comercial nem mesmo uma planilha financeira, que possibilite o básico que é o controle de caixa, alguns empresários não têm conhecimento de informática suficiente para o uso dessas ferramentas, sendo assim, vivemos uma precariedade no que se diz respeito a conhecimento empresarial, o que inviabiliza a continuidade ou a prosperidade de muitos negócios, levando a muitos a falir no primeiro ano de funcionamento ou ir no máximo até o segundo ano, a uma cultura empresarial de que basta a empresa fazer um excelente serviço ou venda de produtos, ter um grande volume de serviços ou venda de produtos, ocasionando um faturamento razoável, que a empresa está indo bem, que somente isso vai garantir o futuro desta, como sempre digo “não basta fazer o serviço bem feito e ter uma boa carteira de clientes, se não há uma gestão qualificada do negócio a grandes chances da empresa estar fadada ao fracasso”.

“As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.

“Os dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas juntas, elas são decisivas para a economia”, considera Barretto, lembrando que os pequenos negócios também empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa salarial brasileira.”

Fonte: Sebrae Mato Grosso

Como podemos ver nos dados do Sebrae, a de se notar a importância dessas empresas para a geração de riqueza para o país, levando em conta o que foi dito anteriormente se torna de extrema importância manter-se a saúde financeira dessas empresas e para que isso ocorra, é ideal que seja alterado gradualmente a sua cultura no que diz respeito à gestão, demonstrando através da atuação dos administradores nessas empresas em conjunto com os contadores, que a sim haverá obtenção de melhores resultados e continuidade da empresa no mercado, contando com a colaboração de profissionais qualificados.

No decorrer dos anos, vimos que cada vez mais a figura de um consultor financeiro e de marketing tem se tornado necessário nas empresas, ainda mais nas micro e pequenas empresas, muitas delas não tem condições de ter no seu quadro de funcionários um administrador ou gestor, devido ao custo, mas sabem que é essencial ao seu negócio essa consultoria. A uma grande demanda nesse mercado a ser explorada, mas falta é conhecimento aos empresários das suas reais necessidades, tornando assim primordial a mudança de cultura nas empresas, então cabe às instituições como já possuímos o Sebrae como exemplo, que faz um trabalho importante nesse sentido, mas que isso deve haver uma valorização constante do administrador como ferramenta de sucesso, então cabe ao CFA e os CRA’s e até mesmo os profissionais buscarem essa valorização, para que possam atender essa demanda do mercado.

“Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais.” (Tom Peters)