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5 benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas
Se antes o chamado boca a boca era uma realidade para divulgar bons trabalhos e bons serviços
Se antes o chamado boca a boca era uma realidade para divulgar bons trabalhos e bons serviços, com o advento do novo coronavírus, isso ficou mais difícil, para não dizer impossível. Mas então… como fazer para chamar a atenção do seu potencial cliente? Como compensar a perda de receita ocasionada pelo novo coronavírus?
Ora, com os 5 benefícios do marketing digital, é claro. Confira o que separamos para vocês.
1 - Conectando com o local
A maioria das pessoas acredita que um comércio local forte é sinal de fortalecimento do próprio bairro. E para isso é preciso que haja fomento para a compra local.
Aí, entra um dilema:
- O comércio do bairro vende pouco porque ninguém o conhece, ou ninguém o conhece porque vende pouco?
Uma ótima ideia para você se divulgar é usar os grupos do Facebook do seu bairro. Com certeza há dezenas deles por aí e também o Google Meu Negócio.
No GMB você pode administrar comentários, inserir fotos e promoções, apontar formas de pagamento, horário de atendimento, enfim…
Ele é uma boa ideia porque usa a geolocalização como referência para que os seus vizinhos o encontrem.
Outra iniciativa que vale muito a pena é criar vantagens para os moradores locais, descontos, brindes, etc… ou ainda aderir a iniciativas como a SaveCash, que distribui parte da renda das compras locais em iniciativas sociais do próprio bairro.
2- Use as Redes Sociais
Não importa o tamanho do seu comércio, você pode (e deve) utilizar as redes sociais para divulgar os seus serviços. Faça stories, reels, postagens e até mesmo lives.
E como eu disse (ou escrevi) não importa o tamanho do seu comércio.
Pequena Mercearia? Ofertas do Dia. Cortes de Carne. Promoção relâmpago de produto que está para vencer.
Padaria? Momento que o pãozinho está saindo. A sobremesa que ficou pronta. O bolo que acabou de sair do forno.
Enfim, não importa o tamanho do seu estabelecimento, o importante é se divulgar.
3 - Use o Whatsapp Business
Se alguém é brasileiro a chance dela ter um Whatsapp é de 99%. É isso mesmo, podemos afirmar que todo mundo tem Whatsapp. Então, por que você não aproveita essa vantagem para "se vender"?
Primeiro passo é criar um Whatsapp Business, com ele as pessoas saberão que estão falando com uma conta comercial e você poderá colocar informações como horário de atendimento e endereço.
Depois, crie incentivos para que seus clientes salvem seu número nos contatos, assim, você poderá fazer uma "lista de transmissão". Divulgar novidades, ofertas, etc… diretamente no Whatsapp do cliente.
Mas cuidado: não faça spam. Não perca o cliente. Use sempre que você precisar vender mais algo, ou tenha uma novidade realmente importante.
4 - Incentive a Prova Social
Como falamos no início deste texto, nada como o bom e velho "boca a boca" para vender. Se isso não é possível pelos tempos pandêmicos que vivemos, então, você precisa incentivar as provas sociais.
Peça para as pessoas fazerem check in em seu estabelecimento. Marcarem você nas redes sociais com um comentário sobre o produto. Quando elas fizerem isso, compartilhe em suas redes sociais. No próprio Google Meu Negócio, quem tem os melhores comentários aparece na frente de quem tem comentários piores, então, aproveite essa brecha do algoritmo e se destaque nas buscas digitais.
5. Crie Fidelidade
Minha mãe, compra ovo, do carro do ovo, todas as semanas. Na rua da minha mãe passam cinco diferentes "carros do ovo". Então, o que faz minha mãe querer comprar de um carro específico e não de outro, afinal, é tudo ovo?!
A resposta é simples: fidelidade.
Esse carro do ovo específico tem um atendimento muito bom, chama minha, dona Sônia, pelo nome, ele também tem outros produtos que ocasionalmente minha mãe pode querer, como conservas, e por fim, ele tem o cartão de fidelidade. A cada 10 compras, ela ganha uma bandeja de graça. Isso responde a pergunta.
Então, implemente fidelidade. Atenda bem. Trate bem e recompense seus clientes fieis, eles sempre lembrarão de você.
Era Wilson, meus queridos leitores. Tenho certeza que se você implementar os passos que descrevi aqui, com certeza seu jogo de vendas locais irá mudar! Depois me conta o que aconteceu aqui nos comentários.
Até a próxima!