Av. Ernesto de Oliveira, 416 - Sala 1, Água Branca - Ilhabela/SP
  • (12) 3896-5778
  • (12) 3896-1064

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Como a recessão econômica poderá afetar o Brasil

O brasileiro sabe da existência das potencialidade econômicas do seu país

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autor

O desenvolvimento exponencial das inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, Metaverso, a Alamda, Hua, Bagualu, e a Open AI, com seu ChatGPT, é irreversível, e devemos com ela conviver e aprender, e isso se chama sobrevivência.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país continental, é o maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, terras férteis e cultiváveis, produtor e exportador de proteína animal e vegetal, considerado o celeiro do mundo, com aquífero de água potável, e possui uma região Amazônica com riquezas e tesouros ainda a ser descobertos, possuindo uma população aproximada de 216 milhões de habitantes.

Apesar de ser abençoado por DEUS, tem diversas adversidades que devem ser contidas no Novo Governo Federal, tais como: Economia em declínio, Desemprego, altas taxas de Juros e de Inflação, desigualdade social, fome, miséria, pobreza, insuficiência alimentar, inadimplência, desolação e com pouca esperança de melhorias, tem uma massa que nem estuda e nem trabalha tamanho é o grau de sua atual esperança, educação e saúde sem qualidade, precisa de Capital e inovação tecnológica para se DESENVOLVER e CRESCER, e ainda recuperar o que foi destruído por líderes incompetentes.

O cenário econômico que se inicia em 2023, deve expressar as dificuldades derivadas por inconsequentes que tentavam lograr êxito individual das potencialidade econômicas do Brasil, e que devem responder por tais transgressões de conformidade com a legislação, respeitando seus direitos, mas não haverá ANISTIA para esses elementos, isso não e revanchismo e sim JUSTIÇA.

Os organismos internacionais, tais como, FMI, Banco de Paris, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, FED, Banco Central Europeu, inclusive a segunda economia, CHINA, mesmo com sua crise imobiliária, energética, ambiental, e que hoje já revogou o lockdown de COVID ZERO, pois sabe da força mundial que tem sua economia, todos sem exceção ratifica o cenário de RECESSÃO ECONÔMICA, e sabem de sua consequência na economia global.

Todos os profissionais, empresas, instituições financeiras, investidores, sociedade em geral, serão afetados direta e indiretamente por essa recessão econômica, e tal cenário implica num PDCA, com estratégias racionais, e com aplicação de uma análise SWOT, com identificação dos pontos fracos e fortes, e aplicação das melhorias necessárias, e isso inclui, maior e melhor capacitação, e qualificação dos recursos aplicação com eficiência utilizando a inteligência artificial para a obtenção de resultados positivos.

BRASIL DE HOJE

O brasileiro sabe da existência das potencialidade econômicas do seu país, assim como sabe que as tem desde 522 anos, e por motivos alhures não consegue entender o porquê de estarmos nessa posição de mendingância e pobreza extrema, mesmo sabendo dos grilhões do colonialismo.

A gula do Capital e do Poder por muito tempo nos vendou e inibiu que pudéssemos visualizar o caminho certo para o progresso e evolução dessa Nação, mas entendemos que a doença do sistema afetou grande parte da população.

A nossa fragilidade no tocante a EDUCAÇAO E CULTURA de qualidade, que através de políticas públicas afetou seriamente o nosso desenvolvimento, criando um “bando” que só se alimentava do vil metal enquanto se deliciava com os prazeres aliciadores do poder.

Nos deixamos levar por paradigmas e marketing inebriante que ainda hoje, temos exemplo, pois quando um indivíduo, consegue melhorias de vida esquece de suas origens, e cria um nicho de amigos que o abandona após percas do seus status social e econômico, e isso, se chama de “bando social”, EM QUE NADA CONTIBUI PARA A SOCIEDADE.

Mas acreditamos que a RECESSÃO ECONÔMICA, deverá mostrar que os valores e princípios, representam aqueles que dignificam sua existência e não seus bens materiais, mas para esse entendimento se faz necessário melhor entendimento do corpo que respira e ocupa um lugar no vazio espaço, pois nada somos.

Acreditamos que quaisquer limitações inseridas em nossas ações e atitudes que inibam a veracidade dos fatos, podem representar ações retrógradas, mas devemos acreditar que estejam agindo dessa forma por motivos derivados por limitações, mesmo assim devemos entende-las.

Diante dos fatos, podemos entender que grande parte dos indivíduos, utilizam a inteligência emocional, mesmo que por ausência de condições inibam a racional, e isso acreditamos é o que mais afeta o nosso crescimento e desenvolvimento intelectual, e essa razão incontestável afeta seriamente nossos comportamentos sociais, e muitos de nossas ações laborais, pelo simples fato de estarmos em certas posições e acharmos que podemos nebular a verdade dos fatos que doravante poderá nos atingir.

Prover o mundo de economia primária, fatores básicos, produtos in natura, e comercializa-los através de commodities, jamais nos fará adentrar no seleto primeiro mundo, mas haverá um dia em que o Brasil com a CHINA, utilizando nossas potencialidades com o Capital e know how, expertise, inovação tecnológica e sapiência asiática, nos farão alcançar níveis mais satisfatórios, e essa Nação será reconhecido por todos.

O QUE É RECESSÃO ECONÔMICA

Como pesquisadores antenados com as inovações tecnológicas, perguntamos a CHAPGPT a OPEN AI, sobre o significado de RECESSÃO ECONÔMICA ela nos brindo com o que abaixo transcrevemos.

Uma recessão econômica é um período de diminuição da atividade econômica em uma região ou país. Isso geralmente é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), que é o valor total de bens e serviços produzidos em um país. Durante uma recessão, o PIB tende a diminuir e o número de empregos também tende a diminuir, o que pode levar a um aumento do desemprego. Algumas das principais causas de uma recessão incluem o aumento da inadimplência, o aumento da inflação e o aumento dos juros.

A recessão econômica pode ter vários efeitos negativos para a economia do Brasil. Pode haver um aumento do desemprego, uma diminuição da produção e da renda, uma queda dos preços das ações e um aumento da dívida pública. Além disso, a recessão pode levar a uma diminuição da confiança dos consumidores e dos investidores, o que pode desacelerar ainda mais a economia. É importante lembrar, no entanto, que as economias tendem a ser cíclicas e que, eventualmente, a economia do Brasil pode recuperar e sair da recessão.”

COMO A RECESSÃO ECONOMICA AFETA TODOS OS PROFISSIONAIS

Em consonância a nossa pesquisa, continuamos perguntando a CHAT GPT da OPEN AI, como a RECESSÃOECONÔMICA afeta os profissionais, e ela nos explicou com detalhes abaixo.

A recessão econômica pode afetar os profissionais do Brasil de várias maneiras, dependendo do setor em que trabalham e de outros fatores. Alguns possíveis efeitos da recessão incluem:

  • Redução do emprego: A recessão econômica pode levar a uma redução da demanda por bens e serviços, o que pode resultar em demissões ou cortes de horas trabalhadas.
  • Congelamento ou redução de salários: Durante uma recessão, as empresas podem optar por congelar os salários ou reduzi-los para ajustar seus custos à menor demanda.
  • Dificuldade em encontrar emprego: A recessão também pode dificultar a busca por emprego, pois muitas empresas podem estar enfrentando dificuldades financeiras e, portanto, podem estar contratando menos pessoas.
  • Aumento da inadimplência: A recessão econômica também pode levar a um aumento da inadimplência, o que pode afetar negativamente os profissionais que dependem de recebimentos regulares, como vendedores e prestadores de serviços.

No entanto, é importante lembrar que a recessão econômica não afeta todos os setores da mesma forma e que alguns profissionais podem até mesmo se beneficiar dela. Por exemplo, os profissionais que atuam em áreas relacionadas ao cuidado de pessoas, como médicos e enfermeiros, podem se beneficiar de um aumento da demanda por serviços de saúde durante a recessão.”

COMO A RECESSÃO ECONÔMICA AFETARÁ ALGUNS PROFISSIONAIS.

Ainda em busca de nossa pesquisa, perguntamos a CHAT GPT da OPEN AI, como essa Recessão Econômica, afetará os gestores, Administradores e Contadores na atualidade, e ela nos responde:

A recessão econômica pode afetar os administradores, gestores e contadores de várias maneiras. Alguns dos possíveis efeitos incluem:

· Demissões: Durante uma recessão, as empresas podem enfrentar dificuldades financeiras e podem precisar cortar custos, o que pode incluir demitir funcionários. Isso pode afetar os administradores, gestores e contadores que trabalham nessas empresas.

· Cortes de salários: As empresas também podem optar por cortar os salários em vez de demitir funcionários para economizar dinheiro. Isso pode afetar os administradores, gestores e contadores que dependem do seu salário para pagar as contas e sustentar a si mesmos e suas famílias.

· Dificuldades para encontrar emprego: Durante uma recessão, pode ser mais difícil encontrar emprego. Isso pode ser especialmente desafiador para os administradores, gestores e contadores que estão procurando por um novo emprego ou que estão tentando mudar de carreira.

· Redução da demanda por serviços de administração, gerenciamento e contabilidade: A recessão também pode levar a uma redução na demanda por serviços de administração, gerenciamento e contabilidade, pois as empresas podem optar por reduzir os gastos com esses serviços. Isso pode afetar os administradores, gestores e contadores que dependem dessa demanda para sustentar sua carreira.

No entanto, é importante lembrar que as recessões econômicas são temporárias e que a economia geralmente se recupera com o tempo. Portanto, é importante ser resiliente e procurar maneiras de manter-se atualizado e relevante durante esses períodos difíceis.”

CONCLUSÃO

Quiçá o referido artigo afeta e sensibilize aqueles que tem sua vida atrelada a ações emocionais, pois acreditamos que a inteligência artificial que cresce exponencialmente facilmente afetará aqueles que não estejam preparados para o momento da verdade desenvolvimentista que estamos passando.

Creditamos que num futuro breve a sociologia deverá reformar a pirâmide social, e reduzindo em apenas duas camadas, quais sejam os INCLUÍDOS e os EXCLUIDOS, mesmo que tenham Capital e Poder, pois o sistema assim os tratará.

Lamento aqueles que se perderam no caminho, mas sabemos nas sequelas que hão de afetar o nosso desenvolvimento, onde muitos ficarão pelo caminho.

Devemos entender que a seletividade de que tratava Charles Darwin, e a relatividade de Albert Einstein, afetaram com severa transparência a ausência do CONHECIMENTO que deveríamos possuir, e por motivos fúteis não o adquiramos.

Talvez seja a hora, de começarmos a entender Nicolau Maquiavel, Renée Descartes e Frederick Nietzsche, integrando essa riqueza literária com Fiódor M. Dostoievsky, Mayacovsky, Dante, e Dan Brown, enriquecido por Thomaz Piketty e Ray Dálio, mesmo sabendo que poucos conseguem entender, mas devemos assim conviver.

Nesse mundo, a VIDA e a MORTE são passagens obrigatórias, e o que fazemos nesse interim é o que a estatística nos fará ser lembrados, e essa é uma verdade incontestável.

Pedimos desculpas aqueles que se sentirem tocados pelos escritos, mas como pesquisadores e escritores e ainda profissionais, buscamos a verdade dos fatos mesmo que nos traga dissabor, mas é essa a nossa missão.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.