- (12) 3896-5778
- (12) 3896-1064
Envelhecendo com dignidade
Desafios e avanços das políticas públicas
O envelhecimento populacional é uma realidade crescente em nossa sociedade, trazendo à tona desafios que exigem ações concretas para garantir o bem-estar dos idosos. Com o avanço da medicina e das condições de vida, temos a oportunidade de viver por mais tempo, porém, é fundamental assegurar que os direitos fundamentais dos idosos sejam respeitados e que as políticas públicas atendam às suas necessidades.
Infelizmente, em muitos casos, a proteção dos direitos da população idosa tem sido negligenciada pela Justiça. O Dr. Henrique Hollanda, advogado especialista em direito das famílias e sucessões comenta: "O abuso e a violência contra os idosos ainda carecem de ações efetivas para combater tais práticas, deixando casos de abuso físico, psicológico e financeiro muitas vezes sem a devida atenção e investigação. Além disso, questões relacionadas à herança e propriedade podem se tornar um verdadeiro pesadelo para os idosos, com a divisão de bens e processos de herança *levando anos para serem resolvidos nos Tribunais * resultando em injustiças e afetando seus direitos de propriedade."
As políticas públicas voltadas para a população idosa têm avançado, mas ainda há lacunas a serem abordadas. A saúde e os cuidados de longo prazo são áreas que requerem atenção especial, com a necessidade de ampliar e melhorar os serviços de saúde, garantindo o acesso a cuidados médicos de qualidade e uma alimentação adequada.
A inclusão social e a participação ativa dos idosos na sociedade também são desafios a serem enfrentados, demandando o desenvolvimento de programas e ações que promovam a inclusão social, combatendo o preconceito e incentivando a participação ativa dos idosos na comunidade.
Para enfrentar esses desafios, é necessário um esforço conjunto da sociedade, governo e organizações dedicadas aos direitos dos idosos. A conscientização sobre seus direitos e necessidades deve ser ampliada, promovendo uma cultura de respeito e valorização da terceira idade.
As políticas públicas devem ser integradas de forma abrangente e eficaz, considerando as particularidades de cada região e cultura. Isso inclui a ampliação de programas sociais voltados a inclusão dos idosos, o fortalecimento dos sistemas de proteção e denúncia de abusos, a extensão do acesso à saúde e aos cuidados de longo prazo, bem como a promoção de programas de educação e capacitação para os idosos.
Garantir uma vida digna na terceira idade é um dever de toda a sociedade. Cada um de nós deseja envelhecer com saúde, autonomia e alegria. É fundamental construir uma sociedade que valorize e proteja nossos idosos, implementando políticas públicas efetivas e reforçando a proteção de seus direitos.
Serviço: Dr. Henrique Hollanda
Advogado especialista em Direito das Famílias e Sucessões
Hollanda e Sinhori Advogados Associados
Ajudo pessoas a protegerem seus bens através de planejamento sucessório e inventário.
@henriquehollandaadvogado
+55 41 98468-8650
https://www.hollandaesinhori.adv.br/
Rua Ébano Pereira, 11, conjunto 1.802, Centro, Curitiba PR.