Av. Ernesto de Oliveira, 416 - Sala 1, Água Branca - Ilhabela/SP
  • (12) 3896-5778
  • (12) 3896-1064

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Demanda por crédito no Brasil recua 5% em setembro

Entre os segmentos analisados pela Neurotech, o de Serviços foi o único a apresentar crescimento da procura por financiamento, na comparação anual

Autor: De Assessoria de ImprensaFonte: Neurotech

A demanda por crédito no Brasil voltou a recuar 5% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. Já em relação ao mês anterior, agosto de 2024, a demanda não apresentou variação.

No apanhado anual, por segmento, os Serviços tiveram bom desempenho, com crescimento de 22%, enquanto os demais, Varejo e Setor Financeiro, recuaram 9% e 6%, respectivamente.

Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador, lembra que o mês o de setembro foi marcado pelo crescimento da taxa Selic para 10,75% ao ano e ressalta que a tendência, para os próximos meses, é de que o crédito fique ainda mais caro.

“Há projeções de que a taxa básica de juros chegue aos 11,75% a.a. até o final de 2024. O impacto de uma elevação de 1 ponto percentual na Selic tem reflexo direto nas margens das instituições que precisam repassar esse aumento aos clientes. Com o crédito mais caro, o receio dos consumidores também aumenta”, avalia.

Dentro do segmento varejista, historicamente o de maior impacto no índice, todas as categorias apresentaram queda em relação a setembro de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: EletroMóveis (-22%), Vestuário (-19%), Supermercado (-13%), Outros (-17%) e Lojas de Departamento (-7%)

Já na comparação com agosto deste ano, em que o Varejo apresentou leve crescimento de 2%, Vestuário (+33% e as Lojas de Departamento (+8%) tiveram aumento de demanda por crédito. As demais apresentaram resultados negativos: Supermercado (-10%), Outros (-10%) e EletroMóveis (-2%).

De acordo com a Neurotech, a categoria Outros inclui clientes ativos da empresa que não se encaixam nas demais classificações, como Materiais de Construção e Farmácias.

Sobre o INDC

O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.