Av. Ernesto de Oliveira, 416 - Sala 1, Água Branca - Ilhabela/SP
  • (12) 3896-5778
  • (12) 3896-1064

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

3 tipos de clima organizacional que podem estar reinando na sua empresa

Se a sua empresa está precisando de melhorias no que diz respeito ao clima, saiba que uma das primeiras missões do RH nesta frente é identificar quais são os tipos de clima organizacional que predominam neste momento

Compreender os diferentes tipos de clima organizacional e a diferença que há entre cada um deles é um passo importante para as empresas que desejam construir um ambiente de trabalho cada vez melhor para suas equipes.

O clima organizacional está diretamente ligado à produtividade individual e coletiva dos colaboradores. Não é por acaso, por exemplo, que organizações com uma vibe positiva são vistas com bons olhos pelo mercado, o que sem dúvidas colabora com a atração e retenção de talentos acima da média, bem como traz um impacto no sucesso dos negócios.

Se a sua empresa está precisando de melhorias no que diz respeito ao clima, saiba que uma das primeiras missões do RH nesta frente é identificar quais são os tipos de clima organizacional que predominam neste momento.

O que é clima organizacional

Para que todos estejam na mesma página, vamos primeiro compreender o que exatamente é o clima organizacional?

Bom, o clima organizacional pode ser compreendido como a atmosfera de uma empresa a partir da percepção dos colaboradores que ali trabalham. Em outras palavras, ele é um indicador bastante claro da qualidade do ambiente corporativo.

Essa percepção, por sua vez, pode estar ligada a diferentes aspectos, que vão desde o modelo de gestão de talentos e ações de valorização profissional, até a forma como a comunicação é conduzida e o relacionamento estabelecido entre as equipes.

O fato é que, em todos os casos, o clima organizacional tem uma relação direta no dia a dia das empresas, podendo render tanto frutos positivos quanto negativos. Na sequência, falaremos mais sobre isso.

Os impactos do clima organizacional

Como dissemos algumas vezes, os tipos de clima organizacional estão totalmente relacionados à produtividade e engajamento dos colaboradores. Mas, para deixar esse ponto ainda mais claro, vamos trazer alguns dados importantes sobre o assunto.

Ao longo de mais de 20 anos, a GPTW (Great Places to Work) buscou constatar que cuidar das pessoas e construir ambientes de trabalho mais felizes faz muito bem para os negócios. Veja alguns dados que foram obtidos por meio deste trabalho e divulgados por eles recentemente:

  • Em 2016, a rotatividade voluntária nas empresas brasileiras era de, em média, 24%. Em contrapartida, essa taxa ficava em 7% entre “As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil”. Isso mostra que quando o clima organizacional é positivo, a rotatividade pode ser três vezes inferior;
  • Além disso, empresas que cuidam do clima organizacional também tendem a serem 7% mais lucrativas;
  • Colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos e possuem um retorno financeiro três vezes mais atraente para os acionistas.

Os números não nos deixam mentir: apostar em um ambiente de trabalho agradável é um dos segredos por trás das empresas de sucesso!

Tipos de clima organizacional

Agora que você já entendeu por que o clima é algo tão importante, chegou a hora de falarmos sobre quais são os tipos de clima organizacional que podem ser encontrados nas empresas. No geral, eles se dividem em três principais:

  1. Clima organizacional bom

Entre os tipos de clima organizacional, esse é sem dúvidas o que toda empresa deseja alcançar. Afinal, ele é o grande responsável pelos dados que trouxemos no capítulo anterior deste artigo!

Um clima organizacional bom ou alto é aquele em que os colaboradores se sentem felizes e motivados para desempenharem as suas funções, além de mais abertos para aceitar mudanças e participarem das campanhas corporativas. Nestes casos, o estímulo à criatividade e à busca por soluções disruptivas são maiores, assim como a retenção de talentos.

Além disso, um clima organizacional positivo também ajuda e muito a promover as empresas como bons lugares para se trabalhar, o que tem tudo a ver com Employer Branding.]

  1. Clima organizacional médio ou neutro

Sabe quando você faz parte de uma empresa que não chega a ser ruim, mas também não te brilha os olhos ou faz com que você se sinta motivado a entregar o seu melhor todos os dias?

Bom, essa é a definição para empresas que possuem um clima organização médio ou neutro. É o famoso “mais ou menos”, no qual os colaboradores chegam até mesmo a serem indiferentes. Quando uma companhia se encontra nesta situação é preciso ligar o sinal de alerta e pensar em melhorias o quanto antes.

Caso contrário, há grandes chances de surgirem problemas como alta rotatividade, baixa produtividade das equipes e estagnação nos negócios.

  1. Clima organizacional ruim

E para fecharmos a lista dos tipos de clima organizacional, temos o mais temido de todos: o clima ruim ou baixo. Como você deve imaginar, ele representa empresas nas quais os funcionários já não aguentam mais e, assim que tiverem outra oportunidade de trabalho, podem pedir demissão sem nem pestanejar.

Um clima organizacional ruim, que não valoriza ou até mesmo desrespeita seus colaboradores, é uma receita infalível para o baixo comprometimento das equipes, alta rotatividade de profissionais e até mesmo afastamento devido a doenças psicossomáticas. Ou seja: ele deve ser evitado a todo o custo!